motogalos@motogalos.pt

Sucesso no regresso do Encontro Motard de Barcelos

O tão esperado regresso do Encontro Motard de Barcelos aconteceu de 13 a 15 de maio, no Parque da Cidade, depois de uma paragem forçada de dois anos devido à luta contra a pandemia.

O evento regressou com forças renovadas numa edição histórica que assinalou os 25 anos de uma festa que celebra o ideal motociclista. Milhares marcaram presença na concentração promovida pela Moto Galos, uma das maiores e mais distintas do país. 

 

O estatuto concretizou as expetativas elevadas, nos três dias. "Estivemos dois anos privados deste prazer e a vontade de conviver desta maneira já era muita”, salientou Pedro Sousa, presidente da Moto Galos. O sucesso derivou também da “aposta na variedade e na qualidade do programa”, elaborado a pensar tanto nos entusiastas das duas rodas como nos conterrâneos. “Foi um fim de semana memorável, muito merecido após duas edições canceladas", referiu ainda.


Remember Queen, cabeças de cartaz a nível musical

Os Remember Queen voltaram a Barcelos, onde já tinham atuado em 2017, no âmbito da 20ª edição. Cinco anos depois e como na primeira vez, o grupo italiano surpreendeu e foi chamariz para muito público que acorreu ao Parque da Cidade para assistir ao maior espetáculo da Europa de tributo à lendária banda rock britânica. Com uma apresentação exímia e de qualidade superior, o vocalista Piero Venery (que “encarna” o inesquecível Freddie Mercury) e seus companheiros conquistaram facilmente os presentes, com a grandiosidade musical e as réplicas dos figurinos.  

Pelo palco da 25ª concentração de Barcelos passaram ainda o comediante barcelense João Dantas e os Nuggyland, na sexta-feira; a banda revival de Coimbra Remember - Tributo aos anos 80 e 90, Camisas Negras e os Doutor Assério, no sábado.


Passeio das Tochas memorável

Para a posteridade ficou também um Passeio das Tochas muito concorrido, com centenas de motociclistas a engrandecer aquele que é um dos principais símbolos do evento. A cidade ganhou movimento, luz e cor num sábado à noite de temperaturas amenas, com o desfile de motos de vários modelos, marcas e cilindradas. É a iniciativa mais acarinhada pelo público em geral, que enche as principais ruas e avenidas para ver a animada caravana passar.


Acrobacias de Acuko e Rui Armada

Grande atração foi também o freestyle. Este ano, as acrobacias ficaram a cargo do experiente Acuko, de Vila Nova de Famalicão, e do jovem Rui Armada, de Ponte da Barca. Ambos apresentaram-se ao melhor nível no asfalto da Av. Dr. Sidónio Pais, quer no espetáculo noturno de sexta-feira como no sábado à tarde. Os aficionados, como sempre, foram-se aglomerando cedo para ver as difíceis habilidades apresentadas e vibrar com a adrenalina e o cheiro a borracha queimada.



Passeio Turístico e bênção da tocha “Chama da Vida”

No domingo, o dia iniciou com o habitual passeio turístico pelo concelho, este ano com envolvência solidária. Na paragem em Manhente, junto à Igreja Romana, realizou-se a bênção da tocha “Chama da Vida”, oferecida pelo clube ao projeto “Um dia Pela Vida”, movimento de apoio à Liga Portuguesa Contra o Cancro. 

A ação contou com a presença de Conceição Clavel, Coordenadora Regional do Norte, Isaque Ferreira, Coordenador da Delegação de Barcelos, Sandra Varzim, psicólogo da Delegação de Barcelos, Ricardo Vilas Boas, presidente da Junta de Freguesia de Manhente, e ainda o pároco Manuel da Fonseca. Todos realçaram o espírito de fraternidade, o apoio e a disponibilidade para um assunto sensível a todos. 

A tocha foi elaborada pelo artesão barcelense Adriano Faria, após o desafio lançado pela Moto Galos. “Sinto alegria e satisfação neste momento, pois é uma causa que entendemos merecer o envolvimento dos motociclistas, que aderiram em força como habitualmente”. 

Durante o Encontro Motard, no recinto foi possível ainda o apadrinhamento de elos para ajudar a completar a “Corrente pela Vida” com donativos a reverter a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

O programa da 25ª edição do Encontro Motard de Barcelos incluiu ainda um concorrido 13º Bike Show, body painting, bike wash, sessões de striptease e feira motard.

Fotos: aqui

Fotografias António Araújo: aqui

Publicado em 2022-05-26

Notícias relacionadas

Barcelenses no Campeonato Regional 2024 MX

Ângelo Ferreira, Pedro Azevedo e Tiago Vilaça participaram na prova de abertura do Campeonato Regional Pentacontrol 2024 MX, em Lustosa, no transato fim de semana.

Joaquim Rodrigues colocou ponto final na carreira

Joaquim Rodrigues anunciou, no passado sábado, na sua página oficial do Instagram, o afastamento das provas profissionais de motociclismo.

Bom começo no Campeonato do Mundo de Aquabike

O Campeonato do Mundo de Aquabike UIM-ABP realizou-se pela primeira vez no Vietname. A ronda de abertura da edição 2024 disputou-se na cidade costeira de Quy Nhon.

CNE: Renato Silva foi o melhor português no Douro

A terceira ronda do Campeonato Nacional de Enduro 2024 realizou-se nas belas paisagens do Alto Douro, em Santa Marta de Penaguião. Renato Silva foi o melhor português em prova.

Open Day juntou atletas e associados na sede

A Moto Galos promoveu mais um Open Day, no sábado passado, na sede, juntando pilotos, coordenadores das várias secções desportivas e associados do clube.

Passeio a Ourense, cidade da água

A Moto Galos propõe para finais de abril um fim de semana cultural e relaxante entre Santiago de Compostela, Ourense e Lindoso.

desenvolvido por aznegocios.pt