motogalos@motogalos.pt

Trial: Terceira ronda disputou-se no Monte do Facho

Depois de São João da Pesqueira e Viana do Castelo, o pelotão do Campeonato Nacional de Trial 2023 rumou a Barcelos, no domingo, 4 de junho, para a terceira jornada da temporada.

A prova foi organizada pela Associação Clube Moto Galos de Barcelos, sob a égide da Federação de Motociclismo de Portugal. Esta foi a quarta vez que a competição passou por Barcelos, o primeiro ano pela cidade, na Frente Ribeirinha (2019), e os últimos três já no Monte do Facho (2021, 2022 e 2023). 

 

O local é aprazível e oferece condições naturais excelentes para a prática da disciplina, que, ao contrário dos restantes desportos motorizados, não supõe velocidade mas antes equilíbrio, muita concentração e um perfeito domínio da aceleração. 


O objetivo é ultrapassar os vários obstáculos sem cair, colocar os pés no chão ou beneficiar de apoio do mochileiro, sendo isso penalizado de 1 a 5 pontos. Ganha quem tiver o menor número de pontos.

 

Sem surpresa, Diogo Vieira somou mais uma vitória em TR1. O piloto de Vila Nova de Gaia foi o mais regular e o que menos penalizou durante as quatro voltas, nas oito Zonas Controladas, desenhadas no alto do monte, em redor da capela. Paulo Ballas Júnior foi 2º e Filipe Paiva completou o pódio da classe rainha.

 

Nas outras categorias, os vencedores foram João Silva (TR2), Vítor Caçador (TR3) e Manuel Inês (TR4). Entre os mais pequeninos da Escola de Trial da FMP, Martim Ferreira triunfou entre os Iniciados e Miguel Santos nos Infantis. 


Em Hobby – a classe mais concorrida do dia, com uma dezena de participantes –, foi o espanhol Martin Riobo Hermelo quem mais brilhou e surpreendeu, com exímias e arrojadas performances em cima da sua moto, para delírio do público que o seguia.

 

Referência ainda para Rogério Castro, que este ano competiu pela Moto Galos, mas entre os não federados. Ficou em 6º lugar.

 

Apoios: Comissão de Trial da Federação de Motociclismo de Portugal, Município de Barcelos, Confraria de Nossa Sra. do Facho, Junta de Freguesia de Oliveira, Bombeiros Voluntários de Barcelos e Stihl.


Mais fotos aqui

Publicado em 2023-06-07

Notícias relacionadas

Trial: Jornada difícil em Viana do Castelo

A quarta ronda do Campeonato Nacional de Trial 2024 disputou-se, no passado domingo, 14, em Viana do Castelo. Segue-se Barcelos, a 08 de setembro.

Trial: Pódios em Serpins na terceira ronda

Após duas etapas a norte, em Lordelo e Paços de Ferreira, o Campeonato Nacional de Trial 2024 desceu ao centro do país, para a terceira ronda da temporada, na vila de Serpins, no município de Lousã.

Trial: Rogério Castro no pódio no Monte do Pilar

O Monte do Pilar, em Paços de Ferreira, recebeu a segunda ronda do Campeonato Nacional de Trial 2024, no passado domingo. Pódio (3º) para Rogério Castro e 5º lugar para Otelo Gonzaga.

Pódios no arranque do Nacional de Trial em Lordelo

O Monte do Irvão, em Lordelo, Paredes, foi palco da jornada inaugural do Campeonato Nacional de Trial 2024. Arranque com pódios para Rogério Castro (1º) e Otelo Gonzaga (3º), da Moto Galos.

Trial: Otelo Gonzaga em La Peroxa 2024

O experiente Otelo Gonzaga vai representar a Moto Galos esta época, na modalidade de trial. O piloto vimaranense já entrou em ação, no fim de semana, em La Peroxa, Ourense, na vizinha Espanha.

Trial: Rogério Castro vencedor nacional em TR2

Rogério Castro triunfou na categoria TR2 do Campeonato Nacional de Trial 2022, título revalidado em Amarante. Mariana Afonso, piloto também apoiada pela Moto Galos, ficou em 2º.

desenvolvido por aznegocios.pt