motogalos@motogalos.pt

Monte do Facho acolheu prova do Nacional de Trial

O Monte do Facho, em Barcelos, recebeu no feriado de 5 de outubro a quarta ronda do Campeonato Nacional de Trial 2021 e os seus respetivos troféus. Uma modalidade que se disputa em simbiose entre o homem, a máquina e a natureza.

Trinta pilotos de diversas classes participaram na jornada que se realizou na aprazível zona envolvente à Capela de N.ª Senhora do Facho, em quatro voltas e oito zonas controladas, com obstáculos naturais de variados níveis de dificuldade. 


Ao contrário dos restantes desportos motorizados, a espetacularidade desta disciplina não se centra na velocidade, mas no equilíbrio, na concentração máxima e no domínio preciso de aceleração. Numa competição de trial ganha quem acumular o menor número de pontos, sendo o objetivo transpor os “quebra-cabeças” sem colocar os pés no chão, beneficiar de apoio ou cair, sendo isso penalizado com pontuação de 1 a 5. 


Depois de uma manhã chuvosa, o sol raiou durante toda a tarde e proporcionou temperaturas amenas que ajudaram ao desempenho dos praticantes e atraíram já algum público ao alto do monte.


Nas contas finais, Diogo Vieira voltou a vencer em Barcelos, tal como em 2019, embora com uma penalização bem mais expressiva (79 pontos) do que na Frente Ribeirinha, a demonstrar bem o nível de exigência da prova deste ano. O jovem Paulo Ballas Júnior foi 2º e Filipe Paiva ficou em 3º na classe rainha TR1. Mantêm as mesmas posições na geral. 


Em TR2, a Moto Galos teve em ação os dois atletas que representam o clube na modalidade: Rogério Castro e Mariana Afonso. A vitória sorriu de novo ao piloto bracarense - que se estreou esta época como atleta federado -, com menos três pontos do que Rita Vieira (2ª) e nove que Mariana Afonso (3ª). 


A duas jornadas do fecho do campeonato, Rogério Castro continua líder destacado, à frente das colegas. “Foi uma prova difícil, com zonas desafiantes, a exigir muita concentração, mas consegui o objetivo que era a primeira posição”, disse. 


Para Mariana Afonso “foi bom competir em Barcelos”, onde “as coisas saíram bem, perto do 2º lugar”, deixando-a “mais motivada para as duas rondas que faltam disputar”. Entretanto, a 23 e 24 de outubro,  a atleta vianense regressa ao Campeonato de Espanha, para uma etapa em Olvan, na província de Barcelona.


Nas restantes categorias, os vencedores foram: João Silva, em TR3; Martim Reis, em TR4; Matias Mesquita, em Iniciados; e Manuel Inês, em Infantis. Referência ainda para a categoria Hobby dos atletas não federados, onde triunfou o espanhol Martim Riobo Hermelo. 

 

Apoios: Comissão de Trial da Federação de Motociclismo de Portugal, Município de Barcelos, Confraria de Nossa Sra. do Facho, Bombeiros Voluntários de Barcelos e Stihl.


Foto: António Araújo

Mais fotos aqui

Publicado em 2021-10-08

Notícias relacionadas

Mariana Afonso venceu 4ª prova do Nacional de Trial

Mariana Afonso, piloto apoiada pela Moto Galos, triunfou na quarta ronda do Campeonato Nacional de Trial 2022, que se disputou no domingo, em Serpins, vila da Lousã.

Nacional de Trial: Rogério Castro segura a liderança em Gondomar

O Campeonato Nacional de Trial completou a terceira jornada da época no domingo, 12 de junho, em Gondomar. Rogério Castro continua líder em TR2, já Mariana Afonso segue em 2º.

Nacional de Trial regressou ao Monte do Facho

O Monte do Facho recebeu a segunda etapa pontuável do Campeonato Nacional de Trial 2022 e os seus respetivos troféus, no dia 5 de junho.

Rogério Castro venceu no arranque do Nacional de Trial

Rogério Castro venceu a ronda inaugural do Campeonato Nacional de Trial 2022, em TR2, que se disputou em São João da Pesqueira, no domingo, 15 de maio.

Moto Galos no Mundial Trial GP e no Trial das Nações

Gouveia, em plena Serra da Estrela, recebeu no fim de semana as principais competições mundiais de Trial. No sábado disputou-se a derradeira ronda do Campeonato do Mundo de Trial GP; no domingo, a edição 2021 do Trial das Nações.

Rogério Castro lidera a classe TR2 do Campeonato Nacional de Trial

Rogério Castro, piloto da Moto Galos, é líder da classe TR2 do Campeonato Nacional de Trial 2021. A colega de equipa Mariana Afonso é 3ª classificada. A competição prossegue em Barcelos, no Monte do Facho, no feriado de 5 de outubro.

desenvolvido por aznegocios.pt