motogalos@motogalos.pt

Nacional de Trial regressou ao Monte do Facho

O Monte do Facho recebeu a segunda etapa pontuável do Campeonato Nacional de Trial 2022 e os seus respetivos troféus, no dia 5 de junho.

Distribuídos por várias classes, os pilotos cumpriram quatro voltas nas oito zonas controladas desenhadas na zona envolvente à capela da Senhora do Facho. Com obstáculos naturais de diferentes níveis de dificuldade, o local proporciona excelentes condições para a prática da modalidade, assente na tríade atleta-máquina-natureza. O público também compareceu no alto do monte, numa tarde de domingo amena.


Contrariamente aos restantes desportos motorizados, a espetacularidade do trial não se baseia na velocidade, mas sim no equilíbrio, na concentração e no domínio da aceleração. A competição na disciplina supõe transpor os vários “obstáculos” sem cair, colocar os pés no chão ou beneficiar de apoio, sendo isso penalizado de 1 a 5. Ganha quem acumular o menor número de pontos. 


Sem surpresas, Diogo Vieira voltou a triunfar em Barcelos na classe rainha TR1, pelo terceiro ano consecutivo (um na Frente Ribeirinha e dois no Monte do Facho). Filipe Paiva foi 2º classificado.


Em TR2, como em 2021, a vitória sorriu a Rogério Castro, piloto da Moto Galos. “Foi uma prova fantástica, a correr em casa. Foco já na terceira ronda, em Gondomar, no próximo fim de semana”, salientou o piloto bracarense, vencedor da categoria na temporada transata. Em 2º lugar ficou Mariana Afonso, também representante da equipa de Barcelos, e em 3º Manuel Teixeira.


Nas restantes categorias, os vencedores foram: Vítor Caçador, em TR3; Afonso Araújo, em TR4; Manuel Inês, em Iniciados; Simão Domingos, em Infantis; e Sara Diegues, em Hobby.

 

Apoios: Comissão de Trial da Federação de Motociclismo de Portugal, Município de Barcelos, Confraria de Nossa Sra. do Facho, Bombeiros Voluntários de Barcelos e Stihl.

Mais fotos aqui

Publicado em 2022-06-07

Notícias relacionadas

Pódios no arranque do Nacional de Trial em Lordelo

O Monte do Irvão, em Lordelo, Paredes, foi palco da jornada inaugural do Campeonato Nacional de Trial 2024. Arranque com pódios para Rogério Castro (1º) e Otelo Gonzaga (3º), da Moto Galos.

Trial: Otelo Gonzaga em La Peroxa 2024

O experiente Otelo Gonzaga vai representar a Moto Galos esta época, na modalidade de trial. O piloto vimaranense já entrou em ação, no fim de semana, em La Peroxa, Ourense, na vizinha Espanha.

Trial: Terceira ronda disputou-se no Monte do Facho

Depois de São João da Pesqueira e Viana do Castelo, o pelotão do Campeonato Nacional de Trial 2023 rumou a Barcelos, no domingo, 4 de junho, para a terceira jornada da temporada.

Trial: Rogério Castro vencedor nacional em TR2

Rogério Castro triunfou na categoria TR2 do Campeonato Nacional de Trial 2022, título revalidado em Amarante. Mariana Afonso, piloto também apoiada pela Moto Galos, ficou em 2º.

Mariana Afonso venceu 4ª prova do Nacional de Trial

Mariana Afonso, piloto apoiada pela Moto Galos, triunfou na quarta ronda do Campeonato Nacional de Trial 2022, que se disputou no domingo, em Serpins, vila da Lousã.

Nacional de Trial: Rogério Castro segura a liderança em Gondomar

O Campeonato Nacional de Trial completou a terceira jornada da época no domingo, 12 de junho, em Gondomar. Rogério Castro continua líder em TR2, já Mariana Afonso segue em 2º.

desenvolvido por aznegocios.pt