motogalos@motogalos.pt

Nacional de Trial regressou ao Monte do Facho

O Monte do Facho recebeu a segunda etapa pontuável do Campeonato Nacional de Trial 2022 e os seus respetivos troféus, no dia 5 de junho.

Distribuídos por várias classes, os pilotos cumpriram quatro voltas nas oito zonas controladas desenhadas na zona envolvente à capela da Senhora do Facho. Com obstáculos naturais de diferentes níveis de dificuldade, o local proporciona excelentes condições para a prática da modalidade, assente na tríade atleta-máquina-natureza. O público também compareceu no alto do monte, numa tarde de domingo amena.


Contrariamente aos restantes desportos motorizados, a espetacularidade do trial não se baseia na velocidade, mas sim no equilíbrio, na concentração e no domínio da aceleração. A competição na disciplina supõe transpor os vários “obstáculos” sem cair, colocar os pés no chão ou beneficiar de apoio, sendo isso penalizado de 1 a 5. Ganha quem acumular o menor número de pontos. 


Sem surpresas, Diogo Vieira voltou a triunfar em Barcelos na classe rainha TR1, pelo terceiro ano consecutivo (um na Frente Ribeirinha e dois no Monte do Facho). Filipe Paiva foi 2º classificado.


Em TR2, como em 2021, a vitória sorriu a Rogério Castro, piloto da Moto Galos. “Foi uma prova fantástica, a correr em casa. Foco já na terceira ronda, em Gondomar, no próximo fim de semana”, salientou o piloto bracarense, vencedor da categoria na temporada transata. Em 2º lugar ficou Mariana Afonso, também representante da equipa de Barcelos, e em 3º Manuel Teixeira.


Nas restantes categorias, os vencedores foram: Vítor Caçador, em TR3; Afonso Araújo, em TR4; Manuel Inês, em Iniciados; Simão Domingos, em Infantis; e Sara Diegues, em Hobby.

 

Apoios: Comissão de Trial da Federação de Motociclismo de Portugal, Município de Barcelos, Confraria de Nossa Sra. do Facho, Bombeiros Voluntários de Barcelos e Stihl.

Mais fotos aqui

Publicado em 2022-06-07

Notícias relacionadas

Trial: Jornada difícil em Viana do Castelo

A quarta ronda do Campeonato Nacional de Trial 2024 disputou-se, no passado domingo, 14, em Viana do Castelo. Segue-se Barcelos, a 08 de setembro.

Trial: Pódios em Serpins na terceira ronda

Após duas etapas a norte, em Lordelo e Paços de Ferreira, o Campeonato Nacional de Trial 2024 desceu ao centro do país, para a terceira ronda da temporada, na vila de Serpins, no município de Lousã.

Trial: Rogério Castro no pódio no Monte do Pilar

O Monte do Pilar, em Paços de Ferreira, recebeu a segunda ronda do Campeonato Nacional de Trial 2024, no passado domingo. Pódio (3º) para Rogério Castro e 5º lugar para Otelo Gonzaga.

Pódios no arranque do Nacional de Trial em Lordelo

O Monte do Irvão, em Lordelo, Paredes, foi palco da jornada inaugural do Campeonato Nacional de Trial 2024. Arranque com pódios para Rogério Castro (1º) e Otelo Gonzaga (3º), da Moto Galos.

Trial: Otelo Gonzaga em La Peroxa 2024

O experiente Otelo Gonzaga vai representar a Moto Galos esta época, na modalidade de trial. O piloto vimaranense já entrou em ação, no fim de semana, em La Peroxa, Ourense, na vizinha Espanha.

Trial: Terceira ronda disputou-se no Monte do Facho

Depois de São João da Pesqueira e Viana do Castelo, o pelotão do Campeonato Nacional de Trial 2023 rumou a Barcelos, no domingo, 4 de junho, para a terceira jornada da temporada.

desenvolvido por aznegocios.pt