O piloto de Barcelos (Hero) foi o melhor luso da categoria reservada às motos no Rali da Andaluzia, prova de abertura do Mundial de Todo-o-Terreno, que decorreu de 12 a 16 de maio.
Joaquim Rodrigues teve uma boa prestação geral, apesar de alguns percalços na última tirada, terminando a prova em 4º lugar, a 13m50s minutos do vencedor, o espanhol Joan Barreda, da equipa da Honda.
Por terras de sul de Espanha andou na luta pelos lugares do pódio, venceu inclusive o prólogo em Cádiz e foi 2º na terceira ronda. Na quarta e derradeira etapa, com 284 quilómetros cronometrados, enfrentou alguns revezes, como uma queda, uma saída de pista e um embate com a mão numa árvore, condicionando-lhe o andamento e relegando-o para a 7ª posição.
"Estamos felizes com o meu desempenho durante toda a semana e temos que agradecer a toda a equipa pelo excelente trabalho", disse.
Nas contas finais, o piloto de Vila Boa foi o melhor da comitiva lusa, que contou ainda com mais dois participantes no top 10: o luso-germânico Sebastian Buhler em 8º e Rui Gonçalves em 10º.
Foto: DR