André Correia ficou em 5º lugar na Extreme XL Lagares 2022, que se realizou em Vila Nova de Gaia, Penafiel e Paredes, no fim de semana. O barcelense foi um dos 12 bravos finalistas da classe Hobby.
Na categoria destinada aos pilotos não federados participaram 58 pilotos, dos quais apenas uma dúzia finalizou o percurso principal de domingo dentro do tempo previsto. André Correia completou os cerca de 56 quilómetros de obstáculos pelos trilhos da Serra da Boneca - entre os concelhos de Penafiel e Paredes -, em 5 horas e 5 minutos, apesar das circunstâncias adversas.
“Estou muito feliz por conseguir terminar a prova, mais ainda por ter feito o 5º lugar, onde metade do tempo tive que rolar com o pneu traseiro furado”, partilhou nas redes sociais sobre o desfecho num dos mais desafiantes e carismáticos eventos de Hard Enduro a nível nacional e internacional.
O espetáculo começou, contudo, na sexta-feira à noite, com o Endurocross na Serra do Pilar, prova onde o piloto da Moto Galos se qualificou em 7º para as semi-finais do dia seguinte. Repetiu a posição no sábado à tarde, no Prólogo junto ao Rio Douro, em pleno Cais de Gaia. Foi ainda honroso 4º classificado nas finais do Endurocross, entre os vinte mais rápidos apurados na véspera.
Entre os Pros, a vitória final voltou a sorrir ao espanhol Mario Roman, como em 2019. O sul-africano Wade Young ficou em 2º lugar e o britânico Will Hoare segurou a terceira posição do pódio da 17ª edição da Extreme XL Lagares, com representação de 15 nacionalidades.
Emanuel Costa ganhou na classe Expert, Clozel Etienne/Pereira Fabrice na XL e Anxo Torres na Hobby.
O próximo desafio do atleta de Barcelos é a 25 de setembro, na terceira etapa do Troféu Nacional de Hard Enduro 2022, em Paredes.
Fotos: DR