O X-Trophy 2023 prosseguiu em Ferreira do Zêzere, no domingo, 12 de março. Barcelense Flávio Mota foi 2º na segunda ronda do maior troféu de Resistência TT disputado em Portugal.
Representação plena da Moto Galos na prova, com o trio de Quadcross – Flávio Mota, Sérgio Loureiro e Ricardo Lopes – alinhado entre a caravana de centena e meia de participantes. Foi um percurso rápido e exigente, desenhado nas colinas sobranceiras à Barragem de Castelo de Bode.
Uma grande mudança em termos de terreno, relativamente à etapa inaugural de Pinhal Novo: de uma pista quase sem relevo e isenta de vegetação passou-se para um piso duro, com declives, de barro e alguma pedra, e com zonas de água e lama.
Foram os Quad que abriram a competição dos pilotos seniores, ao final da manhã de domingo. Flávio Mota (Yamaha 450 R) estreou-se na edição deste ano em Ferreira do Zêzere, pois esteve ausente na jornada de abertura, por ter ido antes à Douro Extreme. Teve um arranque muito positivo no X-Trophy 2023, ao conquistar o 2º lugar do pódio, na categoria Q1 Elite.
Um resultado com sabor agridoce, uma vez que foi o mais rápido do pelotão, no entanto a vitória na prova foi atribuída a Luís Fernandes, o segundo a cortar a meta, por lhe ter sido dada uma compensação de um minuto por ter prestado auxílio a um adversário que havia tido uma queda.
Na mesma categoria, Sérgio Loureiro (Suzuki Ltz400) fechou o Top 10. Chegou a estar em 6º, mas um furo, como na primeira etapa, fez com que perdesse quase cinco minutos para chegar até à box e reparar a avaria. Ricardo Lopes (Suzuki Ltr450) terminou a corrida logo de seguida, em 11º. Em Pinhal Novo, tinham sido 8º e 9º classificados, respetivamente.
O X-Trophy Ferreira do Zêzere foi organizado pelo moto clube e município locais e promovido pela X-Adventure, sob a égide da Federação de Motociclismo de Portugal. Segue-se Barcelos, pela primeira vez, a 1 de outubro, uma das grandes novidades da competição deste ano.