
Motogalos dominam categoria Q1 no Troféu Aventura Gafete TT 2026
Sérgio Loureiro e Tiago Oliveira conquistam pódios na categoria Q1 (-450cc) e mostram força em prova de resistência marcada por clima adverso e emoção no Alto Alentejo.
Este ano, a iniciativa desenrolou-se pelos montes do Facho, Airó e Midões, num percurso de 85 quilómetros de distância, que atraiu cerca de duas centenas de participantes, oriundos de Barcelos e de vários concelhos vizinhos, como Esposende, Braga, Guimarães, Póvoa de Lanhoso, entre outros.
A partida da animada e muito colorida comitiva de entusiastas da aventura e da adrenalina da condução nos montes aconteceu na Avenida da Liberdade, em pleno centro da cidade, pouco faltava para as 10h00. Muitos curiosos juntaram-se para ver e aplaudir a abalada, em jeito de "desfile".
Antes da saída, Pedro Sousa, presidente da Moto Galos, desejou a todos "um bom dia de todo-o-terreno em Barcelos" e relembrou também que o passeio "é para desfrutar, pois não tem qualquer cariz competitivo", sendo apenas direcionado para o lazer.
Deixou ainda importantes instruções e o apelo ao "respeito pela sinalização e pelas zonas de dificuldade", que foram preparadas tendo em conta todo o tipo de praticantes. Ao longo do trajeto havia oito troços extreme, para os mais audazes, com alternativa, para os menos experientes.
"Na marcação do percurso, pensamos nos que gostam do passeio fácil, nos que apreciam situações mais exigentes e ainda nos que vêm de moto quatro, uma vez que temos que prever passagens específicas para esses", esclareceu Pedro Faria, responsável pela secção Todo-o-Terreno do clube.
A excelência no horizonte
Com 22 edições já realizadas, o Passeio Todo-o-Terreno da Moto Galos é uma referência na região Norte neste universo. Para os responsáveis, a longevidade está, sem dúvida, ligada "à qualidade do evento".
A caminho da edição de prata, a excelência no off-road em duas e quatro rodas está agora no horizonte, daí a aposta nas inscrições online e no número limitado de inscrições a 250.
"Mais do que isso, como já aconteceu termos 300 ou 400 motas, criam-se mais problemas, tanto a nível de logística como no terreno, pois o terreno fica diferente para os que passam primeiro e os que passam no fim", salientou Pedro Faria.
A caravana do raid deste ano passou seguintes freguesias: Barcelos, Abade de neiva, Vilar do Monte, Tamel Santa Leocádia, Carapeços, Tamel São Pedro Fins, Campo, Alvito, Alheira, Oliveira, Lama, Areias São Vicente, Areias de Vilar, Adães, Várzea, Midões, Gamil, Barcelinhos e Barcelos. O almoço decorreu no parque de merendas de São Martinho, em Airó.
Mais fotos António Araújo aqui

Sérgio Loureiro e Tiago Oliveira conquistam pódios na categoria Q1 (-450cc) e mostram força em prova de resistência marcada por clima adverso e emoção no Alto Alentejo.

Entre chuva, terreno difícil e uma queda na segunda especial, o piloto acabou por terminar a prova mais cedo, num fim de semana que espelhou bem a exigência do enduro.

A Team Motogalos iniciou da melhor forma a sua participação na Copa Quad Resistência 2026, ao conquistar o 1.º lugar da sua classe na exigente prova disputada em Campo de Cuéllar, Segóvia. Num terreno extremamente enlameado, a equipa portuguesa demonstrou resiliência, estratégia e espírito de superação ao longo de cinco intensas horas de corrida.

A ronda inaugural do Campeonato Nacional de Enduro decorreu sob condições muito difíceis devido à chuva, mas terminou com um balanço positivo para a equipa, com Likas Cardoso e Renato Silva a subirem ao pódio, em Veteranos e Elite 2, respetivamente.

A participação da piloto nas 6 Horas de Resistência do Circuito Cego de Fronteira ficou marcada pela superação, adaptação a uma nova moto e um resultado positivo.

No passado sábado, o Circuito Cego MX, em Fronteira, foi palco de uma intensa prova de resistência de Moto 4 com a duração de 6 horas, onde a equipa Motogalos esteve em destaque. Num desafio marcado pela exigência física e mecânica, a equipa demonstrou competitividade, espírito de superação e determinação, numa corrida que testou os limites dos pilotos e das máquinas.





