motogalos@motogalos.pt

História

Contextualização Histórica

Foi a vontade de conviver e o desejo de fomentar o fenómeno motard em Barcelos que motivaram a organização do 1º Encontro Motard com a chancela da Associação Clube Moto Galos de Barcelos. A estreia aconteceu a 17 de maio de 1998, no Bar do Jorge, em Vilar do Monte, com um programa modesto, de apenas um dia, que atraiu contudo três centenas de motociclistas. 

No ano seguinte, o evento decorreu já no Parque da Cidade, local eleito para acolher todas as edições seguintes, com programações cada vez mais diversificadas e de qualidade. Barcelos passou assim a ser o destino de milhares de entusiastas das duas rodas, no segundo fim de semana de maio, com a festa do ideal motociclista. 

Ano após ano, a Moto Galos foi-se afirmando no panorama das concentrações mototurísticas realizadas em Portugal, sendo atualmente reconhecida como uma das mais importantes e também mais distintas do país. 

Após 22 edições consecutivas, em 2020 foi a primeira vez que o Encontro Motard não se efetivou, tendo sido cancelado devido à luta contra a pandemia da Covid-19. A data foi apenas simbolicamente assinalada com a colocação de uma bandeira com o arco-íris e a mensagem de esperança "Vai ficar tudo bem", no monumento ao motociclista "Homo Viator", na rotunda da Av. Dr. Sidónio Pais, junto ao Parque da Cidade, em memória das vítimas da doença e em homenagem aos profissionais de saúde.

desenvolvido por aznegocios.pt