Motogalos - Associação Clube Motard de Barcelos

João Silva: Estreia positiva entre a Elite Nacional

O Monte do Facho em Barcelos foi palco da prova inaugural do Campeonato Nacional de Trial 2026 num dia histórico para o piloto João Silva que se estreou na classe TR1 - Elite.

Um dia também marcante para a modalidade, que alcançou um novo recorde de participantes, entre 37 pilotos federados e 10 na categoria hobby.

O sol, o público e um percurso cuidadosamente desenhado pela Associação Clube Moto Galos de Barcelos ao redor da Capela de Nossa Senhora do Facho, garantiram um dia perfeito para a modalidade e memorável para João Silva, que para além da primeira competição no topo do moto-trial em Portugal, estava a correr pela equipa da casa e a estrear a sua nova moto GasGas. A disputa pelo 2º lugar foi bastante acesa, mas um erro crucial foi decisivo para que o piloto torriense ficasse apenas com o lugar mais baixo do pódio. Como o mesmo concluiu, "é uma experiência nova, mais exigente, mas acredito que quando conseguir explorar todas as potencialidades que me oferece a moto nova, haverá uma boa evolução. Estou bastante satisfeito com o dia de hoje, mas tenho de continuar a trabalhar para ser ainda mais competitivo. Apesar de ter andado quase toda a prova literalmente empatado com o Filipe Paiva, cometi um erro na gestão do tempo que foi decisivo para a atribuição do 2º lugar. Queria muito agradecer à Moto Galos por manter a confiança em mim para os representar em mais uma temporada e a toda a minha família e amigos que fizeram questão de me vir apoiar."

O Campeonato Nacional de Moto Trial segue agora para Viana do Castelo, onde no dia 26 de abril irá realizar-se a 2ª etapa.


TEXTO | AfterTwo //works          

FOTO | Diogo Leitão FMP

Publicado em 2026-04-03



Notícias relacionadas

Motogalos - Associação Clube Motard de Barcelos

Passeio Campos de Lavanda: três dias de estrada, paisagens e espírito de grupo

Entre os dias 1 e 3 de maio, realizou-se o Passeio a Espanha - Campos de Lavanda, reunindo amantes das duas rodas para uma experiência que combinou estrada, natureza e convívio.

Motogalos - Associação Clube Motard de Barcelos

Simão Almeida sobe ao pódio e Likas Cardoso regressa ao Troféu Norte em Pico de Regalados

Simão Almeida garantiu o 3.º lugar da geral na segunda ronda do Troféu Norte, em Pico de Regalados, numa prova que ficou também marcada pelo regresso de Likas Cardoso à competição.

Motogalos - Associação Clube Motard de Barcelos

Renato Silva condicionado por queda na 1.ª ronda do Europeu de Enduro na Hungria

No Campeonato Europeu de Enduro, em solo húngaro, Renato Silva esteve na luta pelo pódio da classe Enduro 2 no sábado, mas uma queda na última volta condicionou o resto do fim de semana, terminando em 6.º lugar no domingo.

Motogalos - Associação Clube Motard de Barcelos

Motogalos vence categoria -400 na 2.ª prova do Campeonato Ibérico de 6H Quad Resistência

A dupla Sérgio Loureiro e Tiago Oliveira conquistou o 1.º lugar na categoria -400 na 2.ª prova do Campeonato Ibérico de 6 horas de Quad Resistência, em Espanha, terminando em 15.º da geral.

Motogalos - Associação Clube Motard de Barcelos

Tiago Vilaça inicia época no Pentacontrol com 4.º lugar nos Veteranos em Chaves

No arranque do Campeonato Regional Pentacontrol, em Chaves, Tiago Vilaça terminou em 13.º na Elite e alcançou o 4.º lugar na classe Veteranos, num fim de semana de avaliação e adaptação.

Motogalos - Associação Clube Motard de Barcelos

Ricardo Lopes fecha X-Trophy Alter do Chão no 5.º lugar da Elite

Numa prova marcada por muito pó e condições exigentes, Ricardo Lopes garantiu o 5.º lugar na categoria Elite e o 13.º da classificação geral no X-Trophy Alter do Chão.

Patrocinadores
Motogalos - Associação Clube Motard de Barcelos
Motogalos - Associação Clube Motard de Barcelos
Motogalos - Associação Clube Motard de Barcelos
Motogalos - Associação Clube Motard de Barcelos
Motogalos - Associação Clube Motard de Barcelos
Motogalos - Associação Clube Motard de Barcelos
desenvolvido por aznegocios.pt