Motogalos - Associação Clube Motard de Barcelos

Mais de 18 mil motociclistas participaram no 17º Encontro Motard

A Associação Clube Moto Galos viveu este fim-de-semana o ponto alto da sua actividade anual com o décimo sétimo Encontro Motard. Após as tradicionais Festas das Cruzes, a animação em Barcelos continuou ao rubro com o ideal motociclista.

A concentração barcelense – uma das maiores e também mais distintas do país – juntou mais uma vez milhares de motociclistas na cidade dos galos, atraídos pela qualidade do cartaz e também pelo bom tempo que se fez sentir durante todo o fim-de-semana. Mais de dezoito mil motards passaram nos três dias pelo Parque da Cidade.

O catalão Narcis Roca, especialista em desafiar as leis do equilíbrio em cima de uma moto, confirmou as elevadas expectativas e proporcionou exibições de grande qualidade e eficácia. Referência mundial da modalidade, o piloto da BMW apresentou na sexta-feira à noite e no sábado à tarde acrobacias de grande dificuldade, entre as quais sem pneu da frente, levando o público ao êxtase total. Para os aficionados das duas rodas, a festa do freestyle ficou completa com o excelente espectáculo de Pedro Sousa, actual campeão nacional de Trial, especialista na transposição de obstáculos.

Destaque também para o já mítico “Passeio das Tochas”, que tanto significado tem para a família motociclista e entusiasmo desperta nos barcelenses. Ano após ano são cada vez mais as participações e as pessoas que saem à rua, no sábado, para ver o tradicional desfile passar e iluminar as ruas de Barcelos.

Nesta edição, a organização marcou pela diferença e introduziu a novidade do Body Painting. Foi desta forma “arrojada” e com o concurso de Bike Show que o Pavilhão Municipal encheu para assistir à arte que envolve as motos.

Orgulho e reconhecimento
Pedro Sousa, presidente da Associação Moto Galos, mostrou-se claramente satisfeito com o aumento significativo do número de participantes no dia de sábado. Motivo de grande orgulho e reconhecimento pelo trabalho realizado “são as gentes que vêm de todo o país a Barcelos e que enriquecem o nosso concelho”.

Especial realce para “a moldura humana barcelense que sai à rua para ver a concentração e nos apoia a ver os espectáculos, mas sobretudo no Passeio das Tochas”. Milhares de pessoas assistiram pelas ruas da cidade ao desfile das motos, “o que nos deixa realmente muito felizes por todo este carinho que recebemos do povo barcelense”.

O cartaz deste ano também ajudou ao sucesso do evento. Fruto de um maior investimento, a contar que é uma das primeiras concentrações do ano motociclista, a Associação Moto Galos tem vindo a afirmar-se no panorama e, através deste jogo de antecipação, consegue atrair cada vez mais motociclistas a Barcelos. “O feedback é muito positivo, os participantes agradecem e reconhecem a excelente organização, prometem voltam no próximo ano e trazer ainda mais amigos, o que nos dá boas perspectivas para a próxima edição”, frisou Pedro Sousa.

A nível musical, David Antunes & The Midnight Band, do programa 5 para a Meia Noite, da RTP, foi uma aposta ganha, o mesmo aconteceu com os dinossauros “Quinta do Bill”. O Parque da Cidade lotou para ver a banda de Coimbra actuar, num espectáculo que incluiu os temas mais marcantes da carreira do grupo, a par de um instrumental de luxo, que se enquadrou claramente no espírito da concentração.

A festa do motociclismo completou-se no domingo com o passeio turístico pelo concelho, em que participaram 500 motos. A visita à igreja românica de Manhente ficou marcada pela fé e por sentimentos de protecção, pois de manhã na abertura do templo foi encontrado um dos altares caído, embora a imagem do Coração de Maria tenha ficado completamente intacta, sem qualquer dano.

O sucedido emocionou os motociclistas, que consideraram a “coincidência” como um sinal divino de protecção e amparo. “Tudo isto levou-nos a questionar se terá sido mero acaso, pensamos que, se porventura tivermos a infelicidade de cair na estrada, estamos protegidos”. Este foi, de resto, o momento alto e o mais marcante do passeio turístico, seguindo-se, como habitualmente, o almoço convívio e a entrega de lembranças aos clubes participantes.

Entretanto, esta sexta-feira, dia 16, pelas 20h, realiza-se no Del Campo Bar, em S. Salvador do Campo, o jantar convívio com a equipa de trabalho (120 elementos) do 17º Encontro Motard, como forma de reconhecer que o êxito do evento se deve à cooperação, competência, empenho e dedicação de todos.

Mais fotos aqui

Publicado em 2014-05-12



Notícias relacionadas

Motogalos - Associação Clube Motard de Barcelos

Sócios da Motogalos à Descoberta da Córsega

Uma viagem de mais de 4000 km que uniu paisagens deslumbrantes, desafios na estrada e a paixão pelas duas rodas.

Motogalos - Associação Clube Motard de Barcelos

Open Day 2026: Modalidades desportivas em destaque

A Associação Clube Moto Galos de Barcelos promoveu mais um Open Day, no passado dia 21 de fevereiro, onde destacou as modalidades desportivas do clube.

Motogalos - Associação Clube Motard de Barcelos

Pedro Sousa renova confiança e inicia novo mandato

Os Órgãos Sociais da Associação Clube Moto Galos de Barcelos, eleitos eleitos para o biénio 2026-2027, tomaram posse no passado sábado, numa cerimónia que decorreu no restaurante Estaminé da Franqueira, em Barcelos.

Motogalos - Associação Clube Motard de Barcelos

Moto Galos participou nas celebrações do 143.º aniversário dos Bombeiros de Barcelos

Direção da Associação Clube Moto Galos de Barcelos marcou presença na cerimónia do 143º aniversário dos Bombeiros Voluntários de Barcelos, que decorreu este domingo, 11 de janeiro.

Motogalos - Associação Clube Motard de Barcelos

Moto Galos reforça compromisso solidário neste Natal

Nesta quadra natalícia, renovamos o nosso compromisso solidário com mais uma ação junto do Hospital Santa Maria Maior de Barcelos.

Motogalos - Associação Clube Motard de Barcelos

Piloto Barcelense faz feito inédito em Espanha

Sérgio Loureiro sagrou-se Campeão Galego de Quad Cross Country 2025, tornando-se o primeiro e único português a conquistar este título, num marco histórico da sua carreira desportiva.

Patrocinadores
Motogalos - Associação Clube Motard de Barcelos
Motogalos - Associação Clube Motard de Barcelos
Motogalos - Associação Clube Motard de Barcelos
Motogalos - Associação Clube Motard de Barcelos
Motogalos - Associação Clube Motard de Barcelos
Motogalos - Associação Clube Motard de Barcelos
desenvolvido por aznegocios.pt