A Moto Galos abriu no domingo, dia 24, o calendário do mototurismo para 2016 com um passeio por Paredes de Coura e Vila Nova de Cerveira.
Num domingo de sol radiante com temperaturas amenas a convidar ao lazer e à vida fora de portas – condições atmosféricas pouco habituais para o mês de Janeiro –, cinquenta sócios, familiares e amigos participaram na primeira proposta mototurística do ano.
A manhã foi passada em Paredes de Coura, onde o grupo visitou primeiramente a Loja Rural/Turismo e depois o Museu Regional local, instalado no conjunto habitacional da Quinta da Veiga, em pleno centro histórico da vila, perto da Câmara Municipal. Seguiu-se um aperitivo na sede do Moto Clube Amigos das Duas Rodas – momentos ideais para estreitar laços de amizade entre motociclistas.
O almoço decorreu na rural “Quintinha da Céuzinha”, já em Candemil, concelho de Vila Nova de Cerveira. À mesa, num ambiente acolhedor tipicamente minhoto, saboreou-se um belo cozido à portuguesa recheado de carnes diversas, enchidos, batatas e vegetais. A acompanhar a degustação do prato típico da gastronomia portuguesa não faltou, pois, a animação musical, a cargo do artista popular barcelense Carlos Verde, também conhecido por Verdinho.
No regresso a casa, já a meio da tarde – porque em tão aprazível repasto e em convívio o tempo passa sempre a correr –, passagem pelo fantástico miradouro do Cervo, na freguesia de Lovelhe, no alto do Monte de Crasto.
O local junto ao “Cervo-Rei”, a afamada escultura em ferro da autoria de José Rodrigues, impressiona pela majestosa paisagem que se avista sobre a vila das artes, o rio Minho (incluindo a Ilha da Boega e a Ponte da Amizade, que liga Portugal e Espanha) e, do outro lado, a vizinha Galiza.
O momento ganhou maior espectacularidade com o deslumbrante pôr do sol com que os motociclistas foram brindados para culminar o passeio em beleza. Auspicia-se, assim, um grande ano mototurístico!

Mais fotos aqui