
João Silva: Estreia positiva entre a Elite Nacional
O Monte do Facho em Barcelos foi palco da prova inaugural do Campeonato Nacional de Trial 2026 num dia histórico para o piloto João Silva que se estreou na classe TR1 - Elite.
O momento enquadrou-se nas comemorações do 23º aniversário da Associação Clube Moto Galos de Barcelos, que se assinalaram este domingo, 5 de julho. O local escolhido - junto ao Monumento ao Motociclista "Homo Viator" - não foi ocasional e carrega-se de simbolismo, em alusão ao espírito de homem viajante, como realçou o presidente Pedro Sousa, numa breve intervenção. O dirigente salientou ainda "o importante papel de embaixador pelo mundo" ao envergar os símbolos do clube.
André Sousa aproveitou para agradecer "a confiança e o apoio da Moto Galos ao mais recente projeto" e "a toda a carreira", prometendo ser um fiel mensageiro dos ideais motociclistas. "É um orgulho imenso fazer parte desta família, sinto-me acarinhado e sempre muito bem recebido nesta casa".
O arranque para esta aventura esteve inicialmente previsto para 29 de março, porém devido à situação pandémica causada pela Covid-19, o programa e o trajeto tiveram que ser reajustados e a nova partida está marcada para domingo, 12 de julho, às 15h00, em Avis.
O jovem de Oliveira de Azeméis, de 24 anos, continua a propor-se dar a volta ao mundo e percorrer mais de 50 países, em seis continentes, numa Honda Monkey 125cc, sucessora da mítica moto que começou a fazer história nos anos ‘70.
A viagem deverá durar "num cenário ideal" dois anos, numa rota que ultrapassará largamente os 60.000 quilómetros. As atuais contingências obrigaram a uma “única alteração ao roteiro”, relativa à ordem do percurso: o continente africano fica para visitar em último lugar (seria o primeiro), já que as fronteiras ainda se encontram encerradas, e a aventura começará pela Europa, em direção à Ásia. Já a motivação mantém-se intacta em “conhecer novas culturas” e “autossuperar-se”.
Livre e aventureiro, André Sousa assinou, em 2018, o recorde de primeiro do mundo a percorrer a América do Sul numa moto 125cc. Foram 120 dias, 11 países e 24.500 quilómetros a rolar numa moto de baixa cilindrada, cumprindo um sonho e algo inédito até hoje. Também já defendeu as cores do Team Moto Galos/Clube Motorizado do Troço, em 2014 e 2015, no Campeonato Nacional de Velocidade.

O Monte do Facho em Barcelos foi palco da prova inaugural do Campeonato Nacional de Trial 2026 num dia histórico para o piloto João Silva que se estreou na classe TR1 - Elite.

Está de volta a emocionante Resistência 50cc na Pista de Chorente, em Barcelos.

A Pista Multiusos de Chorente recebe a segunda jornada do Campeonato Nacional de Flat Track 2026, da Federação de Motociclismo de Portugal.

De 01 a 03 de maio de 2026, a Moto Galos convida a descobrir os encantadores campos de lavanda em Espanha numa viagem inesquecível por Tordesilhas, Tiedra, Brihuega e Madrid.

Sérgio Loureiro e Tiago Oliveira conquistam pódios na categoria Q1 (-450cc) e mostram força em prova de resistência marcada por clima adverso e emoção no Alto Alentejo.

Entre chuva, terreno difícil e uma queda na segunda especial, o piloto acabou por terminar a prova mais cedo, num fim de semana que espelhou bem a exigência do enduro.





