Motogalos - Associação Clube Motard de Barcelos

Joaquim Rodrigues eleito “Atleta do Ano”

Joaquim Rodrigues foi distinguido com o galardão “Atleta do Ano”, na 2ª Gala do Desporto de Barcelos, que homenageou ainda os nossos Miguel Martins, Diogo Barbosa, Matteo Valente e João Figueiredo.

O evento decorreu no domingo à noite, 18 de julho, no Pavilhão Municipal. A presente foi apadrinhada pelo treinador barcelense Manuel Gonçalves Gomes (Professor Neca). 


Joaquim Rodrigues foi eleito “Atleta do Ano”, entre Hélder Nunes e Márcio Dias, e o prémio foi recebido por Pedro Sousa, que em breves e sentidas palavras agradeceu o reconhecimento público "que já fazia falta" e "dá motivação", depois de "momentos muito complicados após a morte do cunhado Paulo Gonçalves", em pleno Rali Dakar 2020, na Arábia Saudita. O piloto de Vila Boa é um importante embaixador do nome de Barcelos e do clube além fronteiras, numa carreira desportiva de 30 anos ligada à competição no motociclismo.

 

Já Miguel Martins (motonáutica), Diogo Barbosa, Matteo Valente (jet ski) e João Figueiredo (radiomodelismo) foram distinguidos pelos bons desempenhos nas épocas transatas. Na categoria “Atleta Revelação”, na qual Diogo Barbosa estava nomeado, venceu o ciclista Pedro Silva (ACR/Seissa). 


Diogo Barbosa e Matteo Valente também foram representados por Pedro Sousa, por estarem na Hungria a participar no Campeonato da Europa de Aquabike. Por sua vez, Paulo Guedes, diretor de secção de radiomodelismo da Moto Galos, representou João Figueiredo.

 

A homenagem foi prestada a 114 atletas barcelenses ou praticantes de clubes de Barcelos que se sagraram campeões nacionais, europeus ou mundiais, nas épocas 2018/2019 e 2019/2020. Entre os agraciados foram homenageadas todas as entidades envolvidas no Desporto Adaptado, Desporto Escolar Universitário, Federado e Não Federado do concelho.

 

Francisco Dias, do Óquei Clube de Barcelos e Gil Vicente Futebol Clube, foi agraciado com a distinção de “Dirigente do Ano”, sucedendo a Pedro Sousa que, em 2019, venceu a categoria. 

 

O prémio para "Evento do Ano" foi para a maratona "BTT 5 Cumes", dos Amigos da Montanha. O “5º BTT DHI Moto Galos” e o “2º Galo’s Extreme”, com a chancela da Moto Galos, estavam entre os nomeados da categoria.

 

Outros Galardoados

Treinador do Ano – Carlos Pereira (Atletismo)

Árbitro do Ano – Vítor Ferreira (Árbitro da 1ª Liga de Futebol)

Prémio Reconhecimento – Dito (a título póstumo); irmãos Durães (que ensinaram várias gerações de barcelenses a nadar nas águas do Cávado); e Manuel Silva, dirigente de várias coletividades com relevo na modalidade do ténis de mesa.

Publicado em 2021-07-20



Notícias relacionadas

Motogalos - Associação Clube Motard de Barcelos

Sócios da Motogalos à Descoberta da Córsega

Uma viagem de mais de 4000 km que uniu paisagens deslumbrantes, desafios na estrada e a paixão pelas duas rodas.

Motogalos - Associação Clube Motard de Barcelos

João Silva: Estreia positiva entre a Elite Nacional

O Monte do Facho em Barcelos foi palco da prova inaugural do Campeonato Nacional de Trial 2026 num dia histórico para o piloto João Silva que se estreou na classe TR1 - Elite.

Motogalos - Associação Clube Motard de Barcelos

Resistência 50cc regressa à Pista de Chorente

Está de volta a emocionante Resistência 50cc na Pista de Chorente, em Barcelos.

Motogalos - Associação Clube Motard de Barcelos

2ª Etapa Campeonato Nacional de Flat Track 2026

A Pista Multiusos de Chorente recebe a segunda jornada do Campeonato Nacional de Flat Track 2026, da Federação de Motociclismo de Portugal.

Motogalos - Associação Clube Motard de Barcelos

Motogalos dominam categoria Q1 no Troféu Aventura Gafete TT 2026

Sérgio Loureiro e Tiago Oliveira conquistam pódios na categoria Q1 (-450cc) e mostram força em prova de resistência marcada por clima adverso e emoção no Alto Alentejo.

Motogalos - Associação Clube Motard de Barcelos

Likas Cardoso enfrentou prova exigente na jornada dupla do CNE

Entre chuva, terreno difícil e uma queda na segunda especial, o piloto acabou por terminar a prova mais cedo, num fim de semana que espelhou bem a exigência do enduro.

Patrocinadores
Motogalos - Associação Clube Motard de Barcelos
Motogalos - Associação Clube Motard de Barcelos
Motogalos - Associação Clube Motard de Barcelos
Motogalos - Associação Clube Motard de Barcelos
Motogalos - Associação Clube Motard de Barcelos
Motogalos - Associação Clube Motard de Barcelos
desenvolvido por aznegocios.pt