motogalos@motogalos.pt

X-Trophy: espetáculo do todo-o-terreno em Paradela

A freguesia de Paradela, em Barcelos, recebeu uma alargada caravana de motos e de quads no âmbito da X-Trophy Barcelos 2023. Regresso ao Norte da principal competição de resistências TT disputada em Portugal.

Depois de Pinhal Novo e Ferreira do Zêzere, o Troféu X-Trophy prosseguiu no dia 1 de outubro com uma etapa organizada pela Associação Clube Moto Galos de Barcelos, com o apoio do Município de Barcelos e da Junta de Freguesia de Paradela, sob a égide da Federação de Motociclismo de Portugal. 

 

O programa deste grande evento desportivo integrou ainda o Troféu Super SSV, que se disputou no sábado, 30 de setembro, no mesmo percurso, desenhado junto aos emblemáticos moinhos de Paradela.

 

O clube barcelense, em conjunto com o promotor X-Adventure, fez um grande trabalho de preparação do percurso e do padock e de toda a área envolvente, a fim de proporcionar as melhores condições para receber os participantes e o público. Na lista de inscritos destacou-se um grande número de pilotos de topo, entre os quais os líderes da classificação das três disciplinas.

 

No domingo, o Troféu X-Trophy iniciou com os mais novos, com idades entre os 7 e os 16 anos. Nas motos, Bernardo Caiado dominou a prova dos Iniciados da classe TT3, enquanto António Feliciano venceu em Iniciados TT4. Nos Iniciados Quad, Rui Alves, Jonathan Pires e Bernardo Conceição foram os vencedores das classes Q1, Q2 e Q3, respetivamente. 

 

Seguiu-se depois uma super disputada prova de motos, com uma comitiva super rápida e sempre muito próxima. Óscar Duarte, um dos poucos que conseguiu dar as onze voltas ao traçado, assinou dupla vitória nas classes TT1 Federado e Veteranos. Fábio Magalhães triunfou em TT2, apesar das contrariedades no início da corrida que obrigaram o atleta a uma recuperação posterior. Em Hobby, Flávio Neves venceu em TT1, enquanto Nelson Cunha em TT2. 


Destaque para o jovem António Feliciano, que além de vencer em Iniciados Moto, também foi primeiro em Juniores.  

 

Competitividade não faltou também no desafio dos Quads, que reuniu um grupo de pilotos com um ritmo alto até ao fim dos noventa minutos. A correr em casa, venceu o piloto da equipa da Moto Galos Flávio Gonçalves, nos federados da Q-Elite. Nos Hobby Q1, o mais rápido foi Fábio Pimenta, já Nelson Ferreira venceu nos Hobby Q2. Entre os Veteranos, o lugar mais alto do pódio foi ocupado por Carlos Reguinga. Martim Pedroso ganhou em Juniores e nas Senhoras Joana Mendes. 

 

“Foi um gosto e um orgulho organizar uma prova deste gabarito”, afirmou Pedro Sousa, presidente da Moto Galos, “apesar das dificuldades em termos logísticos”. 

 

“Há muito tempo que não vínhamos ao Norte, foi um bom regresso, pois encontramos uma organização muito empenhada e que tudo fez para que o evento fosse o sucesso que foi”, referiu Luís Pirralho, da X-Adventure. 

Mais fotos de António Araújo aqui e aqui

Publicado em 2023-10-17

Notícias relacionadas

2º melhor português no Europeu de Quadrcross

Simão Almeida estreou-se no fim de semana a nível internacional, no Campeonato da Europa de Quadrcross. Top 10 na classificação geral e 2º melhor português da armada lusa.

CNE: Renato Silva em 3º em Monsaraz

O Enduro de Monsaraz regressou ao Campeonato Nacional da modalidade, após uma ausência de um quarto de século. Pódio para Renato Silva (3º) em Elite 2.

Renato Silva voltou ao Motocross no Granho

O Campeonato Nacional de Motocross 2024 começou no domingo passado, em Salvaterra de Magos. Renato Silva regressou à modalidade num dia de muito calor.

Trio da Moto Galos no Troféu Norte de Motocross

Ângelo Ferreira, Tiago Vilaça e Pedro Azevedo estiveram em ação na primeira prova do Troféu Norte de Motocross, em Jovim, Gondomar, no transato 7 de abril.

Sérgio Loureiro vitorioso no Gáfete TT 2024

O barcelense Sérgio Loureiro venceu a prova de todo-o-terreno GáfeTTe, na classe Q1, que realizou-se no sábado, 13 de abril, em Gáfete, na vila de Crato, no Alto Alentejo.

Simão Almeida em 4º no Troféu Norte de Quadrcross

Simão Almeida foi 4º classificado na jornada de abertura do Troféu Norte de Quadrcross, em Jovim, Gondomar, no domingo passado. Dentro de dias, jovem promessa da modalidade estreia-se a nível europeu.

desenvolvido por aznegocios.pt