motogalos@motogalos.pt

Duas centenas em Barcelos no 22º Raid TT

A edição número 22 do Passeio Todo-o-Terreno da Moto Galos realizou-se no sábado, 18 de novembro. Um evento desportivo à procura da excelência no off-road em duas e quatro rodas.

Este ano, a iniciativa desenrolou-se pelos montes do Facho, Airó e Midões, num percurso de 85 quilómetros de distância, que atraiu cerca de duas centenas de participantes, oriundos de Barcelos e de vários concelhos vizinhos, como Esposende, Braga, Guimarães, Póvoa de Lanhoso, entre outros.


A partida da animada e muito colorida comitiva de entusiastas da aventura e da adrenalina da condução nos montes aconteceu na Avenida da Liberdade, em pleno centro da cidade, pouco faltava para as 10h00. Muitos curiosos juntaram-se para ver e aplaudir a abalada, em jeito de "desfile". 


Antes da saída, Pedro Sousa, presidente da Moto Galos, desejou a todos "um bom dia de todo-o-terreno em Barcelos" e relembrou também que o passeio "é para desfrutar, pois não tem qualquer cariz competitivo", sendo apenas direcionado para o lazer. 


Deixou ainda importantes instruções e o apelo ao "respeito pela sinalização e pelas zonas de dificuldade", que foram preparadas tendo em conta todo o tipo de praticantes. Ao longo do trajeto havia oito troços extreme, para os mais audazes, com alternativa, para os menos experientes. 


"Na marcação do percurso, pensamos nos que gostam do passeio fácil, nos que apreciam situações mais exigentes e ainda nos que vêm de moto quatro, uma vez que temos que prever passagens específicas para esses", esclareceu Pedro Faria, responsável pela secção Todo-o-Terreno do clube.


A excelência no horizonte

Com 22 edições já realizadas, o Passeio Todo-o-Terreno da Moto Galos é uma referência na região Norte neste universo. Para os responsáveis, a longevidade está, sem dúvida, ligada "à qualidade do evento". 


A caminho da edição de prata, a excelência no off-road em duas e quatro rodas está agora no horizonte, daí a aposta nas inscrições online e no número limitado de inscrições a 250. 


"Mais do que isso, como já aconteceu termos 300 ou 400 motas, criam-se mais problemas, tanto a nível de logística como no terreno, pois o terreno fica diferente para os que passam primeiro e os que passam no fim", salientou Pedro Faria. 


A caravana do raid deste ano passou seguintes freguesias: Barcelos, Abade de neiva, Vilar do Monte, Tamel Santa Leocádia, Carapeços, Tamel São Pedro Fins, Campo, Alvito, Alheira, Oliveira, Lama, Areias São Vicente, Areias de Vilar, Adães, Várzea, Midões, Gamil, Barcelinhos e Barcelos. O almoço decorreu no parque de merendas de São Martinho, em Airó.


Mais fotos António Araújo aqui


Publicado em 2023-11-22

Notícias relacionadas

2º melhor português no Europeu de Quadrcross

Simão Almeida estreou-se no fim de semana a nível internacional, no Campeonato da Europa de Quadrcross. Top 10 na classificação geral e 2º melhor português da armada lusa.

CNE: Renato Silva em 3º em Monsaraz

O Enduro de Monsaraz regressou ao Campeonato Nacional da modalidade, após uma ausência de um quarto de século. Pódio para Renato Silva (3º) em Elite 2.

Renato Silva voltou ao Motocross no Granho

O Campeonato Nacional de Motocross 2024 começou no domingo passado, em Salvaterra de Magos. Renato Silva regressou à modalidade num dia de muito calor.

Trio da Moto Galos no Troféu Norte de Motocross

Ângelo Ferreira, Tiago Vilaça e Pedro Azevedo estiveram em ação na primeira prova do Troféu Norte de Motocross, em Jovim, Gondomar, no transato 7 de abril.

Sérgio Loureiro vitorioso no Gáfete TT 2024

O barcelense Sérgio Loureiro venceu a prova de todo-o-terreno GáfeTTe, na classe Q1, que realizou-se no sábado, 13 de abril, em Gáfete, na vila de Crato, no Alto Alentejo.

Simão Almeida em 4º no Troféu Norte de Quadrcross

Simão Almeida foi 4º classificado na jornada de abertura do Troféu Norte de Quadrcross, em Jovim, Gondomar, no domingo passado. Dentro de dias, jovem promessa da modalidade estreia-se a nível europeu.

desenvolvido por aznegocios.pt