motogalos@motogalos.pt

Vila Boa: o caloroso acolhimento de sempre

A Moto Galos voltou no fim-de-semana à aldeia de Vila Boa, em Bragança. Um acolhimento fraterno, caloroso e próximo que já é tradição.

No sentido de firmar os laços de parceria e amizade que unem a Moto Galos e as gentes de Vila Boa, alguns sócios rumaram mais uma vez, no fim-de-semana, até à aldeia transmontana para participar nas festividades locais em honra de Nossa Senhora de Fátima, que acontecem todos os anos a 15 de Agosto.

O grupo saiu cedo no sábado de manhã em direcção a Macedo de Cavaleiros, onde decorreu o almoço. Após a refeição, o passeio continuou pela Albufeira do Azibo, com paragem obrigatória para apreciar as belas praias fluviais enquanto se refrescavam as gargantas, e pelo Monte de Morais, o ponto principal da cadeia montanhosa do Maciço de Morais.

A chegada a Vila Boa aconteceu por volta das 18h. A recepção das gentes da terra foi como já é tradição: calorosa, próxima e entusiasta! Os barcelenses juntaram-se logo depois à população local para assistir à missa campal e à procissão, seguiu-se um animado e farto jantar convívio, com carne mirandesa, alheira, entre outras iguarias.

No “banquete” participaram aproximadamente 250 pessoas, um número significativamente superior ao habitual na aldeia durante o resto do ano, onde residem apenas cerca de 30 pessoas. Com muitos filhos da terra espalhados um pouco por todo o mundo, nesta altura Vila Boa cresce consideravelmente com o regresso dos seus emigrantes às raízes transmontanas.

Se a noite foi bem passada no Santuário da Senhora do Aviso, em Serapicos, o despertar foi coroado com o som das aves e de outros animais próximos, avistando a típica paisagem transmontana onde se destacam os soutos que caracterizam a zona – momentos únicos de encher os olhos e alegrar a alma.

Após o pequeno-almoço, a manhã de domingo foi preenchida com uma passeata até Bragança, que inclui a visita à Feira Medieval, a decorrer no bem conservado centro histórico, e ao Museu Ibérico da Máscara e do Traje.

De volta a Vila Boa, o menu do almoço contemplou sardinhas assadas, vitela e caldo verde. O sol apertava sempre que espreitava entre as nuvens e as sombras foram aproveitadas da melhor forma para pôr a conversa em dia. Na hora das despedidas fizeram-se promessas de voltar no Outono, para uns, ou em Agosto, para outros.

A forma de estar na vida simples, alegre e em comunhão com o próximo torna as gentes de Vila Boa hospitaleiras e acolhedoras como há poucas nos dias que correm; ouve-se com sinceridade “façam como em vossa casa” – a Moto Galos agradece tão caloroso acolhimento!

A viagem de regresso para Barcelos foi realizada sem chuva, apesar das ameaças. Uma iniciativa para continuar porque importa manter os laços de amizade que unem as gentes.

Mais fotos aqui 

Publicado em 2015-08-18

Notícias relacionadas

Nacional de Flat Track arrancou em Barcelos

O Campeonato Nacional de Flat Track 2024 iniciou em Barcelos, no dia 21 de abril, na Pista Multiusos de Chorente.

Simão Almeida venceu prova do Troféu Norte QX

Simão Almeida, piloto da Moto Galos, venceu a segunda etapa do Troféu Norte de Motocross, que disputou-se no domingo, 28 de abril, em Pico de Regalados, Vila Verde.

2º melhor português no Europeu de Quadrcross

Simão Almeida estreou-se no fim de semana a nível internacional, no Campeonato da Europa de Quadrcross. Top 10 na classificação geral e 2º melhor português da armada lusa.

CNE: Renato Silva em 3º em Monsaraz

O Enduro de Monsaraz regressou ao Campeonato Nacional da modalidade, após uma ausência de um quarto de século. Pódio para Renato Silva (3º) em Elite 2.

Troféu Nacional de Flat Track Resistência 50cc

O Troféu Nacional de Flat Track Resistência 50cc prossegue em Barcelos, no feriado de 25 de abril.

Renato Silva voltou ao Motocross no Granho

O Campeonato Nacional de Motocross 2024 começou no domingo passado, em Salvaterra de Magos. Renato Silva regressou à modalidade num dia de muito calor.

desenvolvido por aznegocios.pt