
CNTT: saída de pista deixou Flávio Mota fora da classificação em Góis
Flávio Mota participou mas não concluiu a segunda ronda do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno 2023, que se disputou pelas pistas serranas de Góis e Arganil, pela 30ª vez.
Ao contrário do delineado, a prova decorreu exclusivamente em forma de Enduro Cross, com três rondas à porta fechada no Quartel da Serra do Pilar, e acabou por não contar nem para o Troféu Nacional Hard Enduro nem para o Campeonato do Mundo de Hard Enduro, depois da chuva intensa na noite de sábado para domingo, que levou o júri a decidir não atribuir pontos para a classificação mundial.
Numa clara demonstração de apoio à organização, grande parte dos pilotos inscritos decidiu continuar o desafio e empenhou-se para discutir os melhores lugares no final da jornada, dividida em três decisivas mangas.
A dupla barcelense Ricardo Cerqueira e António Fontainhas optou por não participar dadas as condições apresentadas.
Com a mota em parque fechado e decidido “a aproveitar a oportunidade e a divertir-se”, André Correia em boa hora resolveu avançar e terminou a final de domingo num honroso 12º lugar, depois de boas prestações nas corridas de sexta-feira (o melhor tempo da classe possibilitou a passagem direta para a meia final) e de sábado (com o segundo melhor tempo passou para a final). No domingo, entre 20 atletas, ainda rolou nos cinco primeiros, mas depois o revés de uma queda e de ter ficado preso com a roda de trás perdeu tempo e viu-se relegado para 12º.
Para André Correia, do fim de semana, fica uma sensação agridoce, por um lado “pela participação positiva”, por outro porque “não era para este formato que se tinha preparado e investido”, uma vez que se inscreveu no Troféu Nacional de Hard Enduro, modalidade que passou a ser reconhecida pela FIM e pela Federação de Motociclismo de Portugal.
Na principal categoria, Billy Bolt foi o grande vencedor da edição deste ano da Extreme XL Lagares. O britânico ganhou as duas primeiras corridas, no entanto uma queda inesperada na volta de abertura do derradeiro desafio quase deitou tudo a perder, sendo forçado a recuperar até ao segundo posto, que lhe valeu os pontos suficientes para subir ao degrau mais alto do pódio. Em 2º lugar ficou o alemão Manuel Lettenbichler e em 3º o lendário Graham Jarvis, que aos 46 anos de idade conquistou um grande resultado no regresso a Portugal. Entre uma comitiva de estrelas a nível mundial, Diogo Vieira – único português presente na classe maior – foi 13º classificado.
Nas restantes categorias, as vitórias foram entregues a Francesc Moret (Expert), Grant Churchward (Veteranos), Rui Silva (Hobby) e ao Team Chapanios (Classe XL).
Foto: DR
Flávio Mota participou mas não concluiu a segunda ronda do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno 2023, que se disputou pelas pistas serranas de Góis e Arganil, pela 30ª vez.
Renato Silva foi 3º entre o pelotão da Elite 2, em Tábua, no distrito de Coimbra, na terceira jornada do Campeonato Nacional de Enduro 2023.
O X-Trophy 2023 prosseguiu em Ferreira do Zêzere, no domingo, 12 de março. Barcelense Flávio Mota foi 2º na segunda ronda do maior troféu de Resistência TT disputado em Portugal.
Depois da participação na Douro Extreme, Flávio Mota disputou no fim de semana a Baja TT Montes Alentejanos, etapa inaugural do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno 2023.
Renato Silva subiu ao pódio em 3º lugar na segunda ronda do Campeonato Nacional de Enduro 2023, que se disputou em Fafe, no domingo.
O trio de Quadcross da Moto Galos esteve em ação no fim de semana. Sérgio Loureiro e Ricardo Lopes (na foto) no Troféu X-Trophy, em Pinhal Novo; Flávio Mota na Douro Extreme, em São João da Pesqueira.