motogalos@motogalos.pt

Tabuaço acolheu calorosamente o 14º Moto-Rali Nacional da Moto Galos

Por entre serras e rios, caminhos com história, colinas de vinhedos, provas de vinho, curvas e contracurvas e gentes acolhedoras, realizou-se no fim-de-semana em Tabuaço o 14º Moto-Rali Nacional da Moto Galos.

A passeata no Alto Douro – quinta etapa do 19º Troféu de Moto-Ralis Turísticos da Federação de Motociclismo de Portugal – cumpriu-se em 137 quilómetros e celebrou em pleno o regresso do Outono, que chegou quente e propício ao prazer de andar de moto.

No evento participaram 62 motociclistas, em 36 equipas, oriundos de dez moto clubes de todo o país, desde Barcelos (claro!), Porto, Guimarães, Gerês, Góis, Leiria, Peniche, Tomar, Abrantes e Albufeira. Dois dias de convívio e diversão, cultura e lazer como só este tipo de evento sabe aliar tão harmoniosamente.

“Se há iniciativas neste país que sabem esmiuçar as potencialidades turísticas das nossas terras, mesmo as mais recônditas, são sem dúvida estes passeios mototurísticos”, como salientou António Costa, delegado da FMP, no almoço de encerramento. Eduardo Rodrigues, ao desenhar o percurso, privilegiou assim “as raízes, os recantos e o interior das aldeias, onde o contacto com as gentes acontece de forma espontânea”, sem filtros.

O périplo começou no sábado junto à Câmara Municipal de Tabuaço, às 9h30, com um passeio a pé pelo centro histórico que deu a conhecer alguns lugares de interesse do chamado “Fundo de Vila”. O arranque de moto aconteceu meia hora depois, com passagens por Távora, S. Pedro das Águias, Cabriz, Sendim, Arcos, Chavães e Sabroso, onde decorreu o retemperador almoço. Antes, paragem na Cooperativa Agrícola de Tabuaço para visita e prova de azeite.

À tarde, com o sol a apertar e as temperaturas nos 30 graus Celsius, a caravana seguiu em direcção ao rio Douro, por entre paisagens deslumbrantes e encantadores povoados, como Desejosa e Valença do Douro, de onde é possível avistar a vila do Pinhão. Paragem depois na Quinta do Seixo, propriedade da Sandeman (grupo Sogrape), para uma visita guiada à adega, garrafeira e lagares robóticos. O circuito – refrescante e com iluminação intimista – culminou em apoteose numa sala cheia de luz, com vista de postal ilustrado sobre o vale vinhateiro, para a prova do famoso Vinho do Porto.

Saciadas as vistas e também o palato, a viagem continuou para Adorigo e nova paragem na Adega Casa do Brasão. Em época de vindimas, a visita incluiu a recepção das uvas e respectivo tratamento, além da obrigatória degustação. O giro prosseguiu por Santa Leocádia e finalizou em Barcos, por entre quelhos murados com xisto e gentes que saem à rua para ver e falar com os animados visitantes.

A partir das 20h, foi tempo para relaxar e confraternizar durante o jantar que decorreu na sede da Junta de Freguesia de Barcos. O jantar foi abrilhantado com a actuação do Grupo de Cantares de Barcos e contou com a presença de Carlos Carvalho, presidente da Câmara Municipal local. “Espero que tenham desfrutado do nosso concelho, além da beleza paisagística temos como característica saber receber quem nos visita, por isso regressem sempre que quiserem, Tabuaço está de braços abertos para vos acolher”, referiu.

A etapa de domingo arrancou em Barcos – classificada nas “Aldeias de Portugal” – e desenrolou-se entre castros e igrejas românicas, com passagem por Pinheiros, Granja do Tedo, Longa, Vale de Figueira. O passeio findou no Parque Abel Botelho, no centro de Tabuaço. Após a habitual foto de grupo, o almoço serviu-se novamente na Junta de Freguesia de Barcos, um dos importantes parceiros na organização deste evento, a par da autarquia."Agradeço do fundo do coração a vossa visita, já me sinto da família Moto Galos, continuo disponível para o que precisarem. Barcos é uma freguesia de gente humilde, pobre mas acolhedora, obrigado por estes momentos", salientou Sr. Fernando, presidente da Junta.

Antes da entrega dos prémios aos vencedores, Pedro Sousa destacou “a grande logística que envolve preparar um evento desta dimensão, ainda para mais longe de casa”, agradecendo “à equipa de trabalho, às instituições e às parcerias que se juntaram à Moto Galos para o grande êxito que foi esta edição”.

Vence a equipa que menos penaliza
A dupla Rui Oliveira e Vera Cardoso (“Tá-se Bem”), do Góis Moto Clube, foi a equipa mais atenta e regular, pelo que conquistou o primeiro lugar da classificação final, com 45 pontos de penalização.

O pódio compôs-se depois com participantes da “casa”, separados por um escasso ponto de diferença. Pedro Faria e Madalena Silva (“Alcaides de Faria”) alcançaram a segunda posição, somaram 53 pontos, logo de seguida ficou Manuel Silva (“Os Navegantes”), com apenas mais um ponto.

E porque o mais importante é o convívio entre todos e a descoberta de novas paisagens, em detrimento da “competição”, todos receberam prémios simbólicos alusivos ao concelho de Tabuaço e gentilmente oferecidos pela autarquia local.

Mais fotos aqui

Publicado em 2015-09-29

Notícias relacionadas

2º melhor português no Europeu de Quadrcross

Simão Almeida estreou-se no fim de semana a nível internacional, no Campeonato da Europa de Quadrcross. Top 10 na classificação geral e 2º melhor português da armada lusa.

CNE: Renato Silva em 3º em Monsaraz

O Enduro de Monsaraz regressou ao Campeonato Nacional da modalidade, após uma ausência de um quarto de século. Pódio para Renato Silva (3º) em Elite 2.

Troféu Nacional de Flat Track Resistência 50cc

O Troféu Nacional de Flat Track Resistência 50cc prossegue em Barcelos, no feriado de 25 de abril.

Renato Silva voltou ao Motocross no Granho

O Campeonato Nacional de Motocross 2024 começou no domingo passado, em Salvaterra de Magos. Renato Silva regressou à modalidade num dia de muito calor.

Trio da Moto Galos no Troféu Norte de Motocross

Ângelo Ferreira, Tiago Vilaça e Pedro Azevedo estiveram em ação na primeira prova do Troféu Norte de Motocross, em Jovim, Gondomar, no transato 7 de abril.

Sérgio Loureiro vitorioso no Gáfete TT 2024

O barcelense Sérgio Loureiro venceu a prova de todo-o-terreno GáfeTTe, na classe Q1, que realizou-se no sábado, 13 de abril, em Gáfete, na vila de Crato, no Alto Alentejo.

desenvolvido por aznegocios.pt