motogalos@motogalos.pt

Passeio mototurístico pelo Alto Minho a 26 de Junho

Passear pelo Alto Minho é a sugestão mototurística para este mês. Passeata realiza-se no dia 26, domingo. Inscrições até à sexta-feira, dia 24.

O giro pelo noroeste do país inclui a passagem por Ponte de Lima, Sistelo (Arcos de Valdevez), Merufe (Monção), Castro Laboreiro, Melgaço e Valença. A saída de Barcelos acontece, como habitualmente, junto à sede, na Central de Camionagem, e está marcada para as 8h30.

O grupo segue depois por Ponte de Lima em direcção a Arcos de Valdevez, com paragem prolongada na lindíssima aldeia de Sistelo, também conhecida como “o pequeno Tibete português”, devido aos socalcos de produção agrícola que foram sendo esculpidos pelas gerações ao longo dos tempos.

Às portas do Parque Nacional da Peneda-Gerês, junto à nascente do rio Vez, em Sistelo vivem apenas cerca de 300 habitantes. Afamada pela peculiar paisagem, a aldeia preserva as casas típicas, os espigueiros e os lavadouros públicos. Há muito mais para ver, como o castelo – ex-libris do lugar –, a igreja paroquial, a Casa do Visconde, a ponte romana, o moinho e várias capelas.

O almoço (grelhados mistos) realiza-se em Merufe, concelho de Monção, perto do mosteiro de estilo românico que existe na freguesia e que também está previsto visitar.

Da parte da tarde, passagem por Santo António Val de Poldros e visita a Castro Laboreiro, aldeia com um espólio histórico e arquitectónico de grande valor, como as construções castrejas, o castelo de Castro Laboreiro – classificado como Monumento Nacional –, a igreja matriz, o pelourinho, as igrejas medievais, os fornos comunitários, os espigueiros e os moinhos.

O passeio prossegue para a fronteira de São Gregório, em Cristóval, e depois para Melgaço, onde será feita uma prova de vinhos e uma visita às termas existentes nesta vila raiana. A chegada a Barcelos está prevista para as 18h00.

As inscrições estão abertas até à sexta-feira, dia 24, e podem ser efectuadas na sede, pelo email motogalos@motogalos.pt ou através do nº 914 944 086 (Capela). Os preços são 15€ para sócio ou acompanhante; e 25€ para não sócio. Grátis para crianças até aos 10 anos.

De referir, de resto, que este passeio estava inicialmente marcado no plano de actividades anual para 5 de Junho, foi entretanto reagendado para o dia 26.

Publicado em 2016-06-16

Notícias relacionadas

2º melhor português no Europeu de Quadrcross

Simão Almeida estreou-se no fim de semana a nível internacional, no Campeonato da Europa de Quadrcross. Top 10 na classificação geral e 2º melhor português da armada lusa.

CNE: Renato Silva em 3º em Monsaraz

O Enduro de Monsaraz regressou ao Campeonato Nacional da modalidade, após uma ausência de um quarto de século. Pódio para Renato Silva (3º) em Elite 2.

Troféu Nacional de Flat Track Resistência 50cc

O Troféu Nacional de Flat Track Resistência 50cc prossegue em Barcelos, no feriado de 25 de abril.

Renato Silva voltou ao Motocross no Granho

O Campeonato Nacional de Motocross 2024 começou no domingo passado, em Salvaterra de Magos. Renato Silva regressou à modalidade num dia de muito calor.

Trio da Moto Galos no Troféu Norte de Motocross

Ângelo Ferreira, Tiago Vilaça e Pedro Azevedo estiveram em ação na primeira prova do Troféu Norte de Motocross, em Jovim, Gondomar, no transato 7 de abril.

Sérgio Loureiro vitorioso no Gáfete TT 2024

O barcelense Sérgio Loureiro venceu a prova de todo-o-terreno GáfeTTe, na classe Q1, que realizou-se no sábado, 13 de abril, em Gáfete, na vila de Crato, no Alto Alentejo.

desenvolvido por aznegocios.pt