motogalos@motogalos.pt

Dois pódios para Moto Galos na Extreme XL Lagares 2018

O Enduro Team Moto Galos conquistou dois pódios na mítica Extreme XL Lagares 2018, que decorreu de sexta-feira a domingo, entre a cidade do Porto e a aldeia histórica de Quintandona, em Penafiel.

O resultado do fim de semana foi, assim, o melhor de sempre da equipa barcelense, que participa desde 2014 na prova, a mais prestigiada da especialidade realizada em Portugal e uma das mais duras do mundo.

Nesta 14ª edição, a armada da Moto Galos fez-se representar com cinco pilotos, entre uma lista de inscritos de verdadeira excelência, com 252 concorrentes de 21 nacionalidades diferentes: as duplas Tiago Vale/Tiago Kinex e Ricardo Cerqueira/André Correia, na classe XL; e André Gomes, na classe Hobby.

O arrojado objetivo de cortar a meta da etapa portuguesa e a inaugural do World Enduro Super Series foi alcançado pelos cinco atletas, ao fim de muitos obstáculos e entraves ultrapassados. Para Tiago Vale e Tiago Kinex esta foi a quinta experiência na competição, os restantes três participaram pela segunda vez.

A aventura voltou a arrancar no Porto, com um prólogo entre o cais da Ribeira e as ruas e escadarias do centro histórico, num percurso com muitos obstáculos naturais e artificiais, como troncos, pneus, rampas e até uma plataforma flutuante sobre as águas do rio Douro. A ação continuou pelos trilhos e montes de Lagares, com a habitual chegada a decorrer na aldeia rural de Quintandona.

Pilotos em clara ascensão

André Gomes conseguiu a vitória e “o tão desejado 1º lugar”, na classe Hobby, logo à segunda participação no grande desafio de extreme enduro (em 2017 foi 18º classificado). Entre 80 adversários, a confirmação deu-se na corrida principal, no domingo, depois de resultados já bastante honrosos no Enduro Cross (7º) e no prólogo (5º). Um desempenho perfeito a marcar “três dias intensos e vividos ao máximo”. “Não poderia estar mais satisfeito”, afirmou.

Também a dupla da formação de Barcelos mais habituada a estas andanças, composta por Tiago Vale e Tiago Kinex, melhorou o desempenho subindo de 3º para 2º lugar, na classe XL. O lugar mais alto do pódio ainda esteve à espreita até ao último check-point – com a vitória no Enduro Cross e o prólogo –, no entanto a passagem por uma zona de água não correu da melhor forma.

“Dominámos a corrida quase até ao fim, mas a moto de Vale ‘afogou-se’ e perdemos tempo a colocá-la novamente a trabalhar, acabamos por ser ultrapassados. É um excelente resultado, atendendo à dureza da prova, progredimos em relação a 2017, como era nosso objetivo”, referiram Tiago Vale e Tiago Kinex ficaram a apenas dois minutos dos vencedores, Fernando Cerqueira e César Gomes.

Ainda na categoria XL, entre 21 duplas participantes, Ricardo Cerqueira e André Correia foram 7º classificados. Na estreia, em 2017, ficaram na 18º posição. Apesar da grande escalada na tabela, o desfecho “sabe a pouco”, em prestações condicionadas por problemas mecânicos e penalizações a mais. O prólogo na Invicta correu bem para a dupla, terminando em 6º lugar, numa prova “consistente, com poucos erros, a faltar apenas um pouco mais de velocidade”.

Para Bruno Sendim Coelho, novo diretor de equipa do Enduro Team Moto Galos, os "excelentes resultados obtidos" são naturalmente motivo de "orgulho e satisfação", congratulando também "os pilotos pela coragem e bravura na forma como encararam esta prova de gabarito internacional". "Desta equipa podem esperar dedicação, foco e orgulho em elevar o nome da Moto Galos e de Barcelos", afiançou.

Venceu a 14ª edição da Extreme XL Lagares o piloto britânico Billy Bolt, da Husqvarna. Ficou ladeado no pódio por Jonny Walker (KTM) e Manuel Lettenbichler (KTM), respetivamente. O melhor português entre os profissionais foi Diogo Vieira (Yamaha), que terminou em 15º lugar.

Pódio da classe Hobby, com André Gomes ao centro com o troféu da vitória

Dupla Tiago Vale/Tiago Kinex, 2º lugar do pódio na classe XL

Dupla André Correia/Ricardo Cerqueira, 7º classificados na classe XL

Publicado em 2018-05-14

Notícias relacionadas

Mariana Afonso sagrou-se campeã de Espanha

Mariana Afonso, de 15 anos, sagrou-se campeã de Espanha de Trial, no sábado, tornando-se na primeira piloto portuguesa a conquistar esse título.

Moto Galos presente na Baja Portalegre 500

Flávio Gonçalves (piloto) e Nuno Ribeiro (co-piloto) participaram há dias, pela primeira vez, nos SSV, na emblemática Baja Portalegre 500, prova rainha do TT nacional e uma das melhores da Europa. Estreia também para Joaquim Rodrigues, nas motos.

Nelson Cruz fecha temporada com 3º no Estoril

Terminou com chave de ouro o Campeonato Nacional de Velocidade 2020 para Nelson Cruz, que conquistou o 3º lugar na derradeira corrida, disputada no palco maior do Estoril, no passado fim de semana.

Moto Galos com cinco títulos ibéricos e seis títulos nacionais em 2020

O Team Jet Ski da Moto Galos esteve em grande destaque no Grande Prémio de Marco de Canaveses, que se realizou a 17 e 18 de outubro, em Alpendurada.

Sede com horário reduzido a partir de amanhã

A partir de amanhã, 22 de outubro, a sede social da Moto Galos passa a funcionar em horário reduzido, entre as 21h e as 23h, por força das circunstâncias do atual contexto da Covid-19.

Barcelenses no pódio da Buggyland 2020

João Figueiredo e Ricardo Monteiro subiram ambos ao pódio em 2º lugar na Buggyland 2020, prova de renome no panorama do radiomodelismo automóvel internacional que se disputou em Madrid, Espanha, no passado fim de semana.

desenvolvido por aznegocios.pt