motogalos@motogalos.pt

Cinema, exposição de motos e convívio marcam festa dos 20 anos

A Associação Moto Galos celebrou na quarta-feira, 5 de julho, 20 anos de existência e vai deixando atrás de si um rasto de cultura, num percurso de sucesso pautado pela seriedade, cooperação e dinamismo.

O prestígio alcançado a pulso e de que hoje o clube goza não está alheio “a uma forma de estar diferente, singular no motociclismo” e também “à plena integração e à alargada envolvência na comunidade”, como refere Pedro Sousa, presidente da instituição.

Daí advêm “o respeito, o reconhecimento e a estima, quer das entidades, quer da sociedade em geral”, valores que têm norteado esta caminhada de duas décadas, iniciada já a 5 de julho de 1997.

A passagem de mais este emblemático momento na vida do clube foi assinalada no fim de semana, com três dias de festa e diferentes atividades.

Na sexta-feira à noite, o Teatro Gil Vicente acolheu o “Cinemoto Barcelos”, que decorreu em parceria com o Lisbon Motorcycle Film Fest, iniciativa que uniu a paixão pelas duas rodas com o gosto pelo cinema. De dimensão internacional, o evento realizou-se pelo segundo ano consecutivo em Lisboa, no Cinema São Jorge, em junho, e Barcelos recebeu o primeiro showcase do festival português, que surgiu há dois anos inspirado no congénere de Nova Iorque.

A abertura foi feita pelo realizador barcelense Carlos Araújo, depois na impossibilidade de estar presente o conhecido ator Joaquim Horta – um dos mentores e organizadores do Lisbon Motorcycle Film Fest – deixou uma mensagem vídeo aos presentes e ao clube aniversariante.

“Em nome da organização, quero desejar os parabéns à Moto Galos e quero também felicitar por esta iniciativa, para nós é uma honra ajudar nesta grande noite, que une o cinema e as motos. Espero que se divirtam, desta vez não foi possível estar presente, mas fica aqui a promessa de uma visita em breve”, disse.

Pela tela do Teatro Gil Vicente, num total de 1h30m, assistiu-se às seis produções nacionais que integraram o cartaz de 2016 e 2017 do evento (6 Hundred Red, Quake City Ramblers, Two Wheels Vietnam, Salt Fever, Escape e Nossa Senhora das Corridas) e ainda ao filme “Valeu a Pena”, um trabalho de homenagem ao saudoso associado Amaro Araújo, falecido em 2016, da autoria de Carlos Araújo.

Exposição de motos na Rua Direita e Adjacentes
No sábado durante todo o dia, entre as 9h e as 19h, decorreu uma exposição de motos no centro da cidade, em parceria com a Associação Dinamizar Rua Direita e Adjacentes. As 22 máquinas – de vários segmentos, marcas e modelos – estiveram expostas na Rua D. António Barroso, Praça Pontevedra, Largo Dr. Martins Lima e Largo do Apoio.

Em cada moto estava colocada uma placa com os dados identificativos e uma pequena narração, como forma de proporcionar mais dados sobre a máquina, como particularidades, viagens já feitas, quilómetros percorridos, características, entre outras informações.

Do segmento mototurístico à vertente utilitária, passando pela competição, como a Hero MotoSports 450, com que o barcelense Joaquim Rodrigues Jr. participou pela primeira vez no Rally Dakar 2017, ou a Yamaha YZ 250, com que Joaquim Rodrigues Sénior se sagrou vice-campeão nacional de motocross, em 1986.

Tanto o Cinemoto Barcelos como a exposição de motos na cidade “se encaixam perfeitamente com a nossa filosofia e são formas interessantes de mostrar o que de diferente se pode fazer em torno do motociclismo”, acrescentou Pedro Sousa.

Passeio turístico e convívio em Vilar de Mouros
Já o habitual convívio para sócios, familiares e amigos realizou-se no domingo, com um dia repleto de iniciativas e emoções. A missa decorreu no Templo do Senhor da Cruz, pelas 9h, seguiu-se a colocação de uma coroa de flores junto ao “Monumento ao Motociclista”, em memória de todos os companheiros de estrada e como forma de tributo a todos os motociclistas.

Na primeira intervenção do dia, Pedro Sousa apelou ao silêncio para recordar momentos, vivências e histórias vividas ao longo destes 20 anos e falou ainda sobre a importância de cada um desfrutar da vida da melhor forma e com alegria, recordando a referência, sócio já falecido, Amaro Araújo.

As emoções continuaram à flor da pele nas visitas aos cemitérios dos dois associados recentemente falecidos, António Cardoso, na Silva, e Francisco Brito, em Tamel São Fins, para as devidas homenagens.

Já em ambiente mais animado e relaxado, nova paragem em Aborim, na pastelaria Rosa Cintilante, cujo gerente e novo sócio do clube, Manuel Vilas Boas, fez questão de oferecer o lanche aos convivas.

Em jeito de agradecimento pelo gesto, os motociclistas demonstraram, mais uma vez, que a solidariedade lhes está no “sangue”, angariando mais 355€ para oferecer ao serviço de pediatria do Hospital de Barcelos, para a compra de novas camas articuladas.

O grupo seguiu depois em modo passeio até Vilar de Mouros, em Caminha, onde decorreu o almoço comemorativo do 20º aniversário do clube. A meio da tarde decorreu a cerimónia de entrega dos emblemas aos sócios com 10 anos e 20 anos de associação.

O dia de festa ficou ainda marcado pela entrada de 17 novos membros – o “batismo” no aniversário é a forma de acolhimento aos novos elementos, um momento importante que pretende fortalecer o espírito de grupo e estreitar os laços entre todos.

Após as formalidades de eleição dos novos sócios, cantaram-se os parabéns e saboreou-se o bolo de aniversário, desejando-se prosperidade, união e alegria.

Mais fotos CINEMOTO

Mais fotos EXPOSIÇÃO

Mais fotos CONVÍVIO

Publicado em 2017-07-11

Notícias relacionadas

Joaquim Rodrigues colocou ponto final na carreira

Joaquim Rodrigues anunciou, no passado sábado, na sua página oficial do Instagram, o afastamento das provas profissionais de motociclismo.

Open Day juntou atletas e associados na sede

A Moto Galos promoveu mais um Open Day, no sábado passado, na sede, juntando pilotos, coordenadores das várias secções desportivas e associados do clube.

Nova Volta ao Mundo de André Sousa iniciou em Barcelos

Escreveu-se mais uma página bonita na história da Associação Clube Moto Galos, no sábado, 27 de janeiro, com a partida em Barcelos de André Sousa (Ride That Monkey) para a sua segunda Volta ao Mundo em duas rodas.

Pedro Sousa mantém a equipa coesa para o nono mandato

Os novos Órgãos Sociais da Associação Clube Moto Galos de Barcelos eleitos para o biénio 2024-2025 tomaram posse no passado sábado, no restaurante Belchior, na freguesia de Campo, em Barcelos.

Um doce e Feliz Natal

A Associação Clube Moto Galos de Barcelos deseja a todos Feliz Natal e Próspero Ano Novo.

Moto Desfile de Pais Natais terminou com ação solidária no Hospital de Barcelos

Barcelos coloriu-se de vermelho e branco com um longo e muito animado Moto Desfile de Pais Natais, mais uma vez promovido pela Moto Galos, ontem à tarde, 17 de dezembro.

desenvolvido por aznegocios.pt